18/06/2011

Mostra Itinerante - 6º ao 9º Ano


Dia 26/05/11 ocorreu a Mostra Itinerante de experimentos científicos no Colégio CEVS, turno vespertino. A monitora de Educação Científica do Programa Mais Educação, professora Thalita, foi a responsável por essa apresentação com os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Todo o trabalho desenvolvido pela monitora Thalita foi acompanhado pela professora Tânia, Coordenadora do Projeto Mais Educação do Colégio Estadual "Virgínio Santillo".


Para o sucesso da Mostra Itinerante de experimentos científicos, a monitora, professora Thalita, fez questão de levar todos os alunos envolvidos nesse projeto para conhecer as normas gerais de segurança para o uso do Laboratório de Ciências do Colégio.
"Todo e qualquer trabalho a ser desenvolvido dentro de um laboratório apresenta riscos, seja por produtos químicos, chama, eletricidade ou imprudência do próprio usuário, que pode resultar em danos materiais ou acidentes pessoais, que podem acontecer quando menos se espera." Monitora Thalita - Professora de Educação Científica.


Os alunos envolvidos nesse projetos se sentiram verdadeiros cientistas durante as apresentações dos experimentos científicos.


O que mais chamou a atenção durante a apresentação foi o experimento do "Fogo Verde" que consiste na queima de sulfato de cobre.




Outro experimento realizado pela turminha foi a ''Pasta de dente de elefante". Tal experimento consiste na produção instantânea de uma espuma a partir da reação da água oxigenada (peróxido de hidrogênio) com iodeto de potássio.


"Com a atividade aplicada foi possível perceber a importância da contextualização para o processo de ensino e aprendizagem, pois contribuiu com a construção de um conhecimento global e mais significativo para os alunos." Professora Janilda - Coordenadora do turno vespertino.



Nenhum comentário: